Domingo, 24 de Setembro de 2017
Pesquisa no site:

Artigos




Noite Cultural homenageia Shakespeare e Cervantes

Bia Diniz (01/04/2016)

Semanas intensas de imersão nas obras de grandes nomes da literatura. Os alunos do Colégio Oliveira Lima, esse ano, mergulham nos textos de Shakespeare e Cervantes. A Noite cultural é a culminância de um trabalho rico com os alunos. O evento acontece há 15 anos e, a cada ano, vem ganhando alunos e pais que esperam ansiosos a data. O projeto agrega alunos do 5º a 9º ano. Durante todo o processo pedagógico o trabalho é feito com objetivo de desenvolver a auto-estima do adolescente, apoiando aqueles que são mais inseguros, por não acreditarem em si mesmos, e os mais tímidos, dando oportunidade para desenvolverem suas capacidades.

O aluno é preparado a colocar-se em grupo através da dramatização. Tudo coordenado pela professora e por eles mesmos que participam ativamente do processo. Opinando junto sobre a produção e sobre a interpretação do colega, por exemplo. O teatro é uma ferramenta de ensino-aprendizagem de encaixe perfeito na metodologia do colégio, construtivista. Pois, com ela, é possível ir além das burocráticas regras de gramática e explorar a linguística em sua totalidade, leitura, interpretação textual e oralidade.

Através do teatro, os alunos desenvolvem expressão corporal, noção espacial, temporalidade, concentração, além de desenvoltura e segurança perante o público. Tudo isso feito com descontração, diversão, prazer e se deleitando na riqueza cultural de grandes autores e seus clássicos. Daí, a importância que o Colégio dá em preservar a arte da dramatização.

De acordo com Márcia Gama, "os adolescentes precisam ser incentivados à prática das imitações e exercer a arte como cultura, mas também encarar o teatro como trabalho pedagógico. Um instrumento importantíssimo para um trabalho interdisciplinar por envolver leitura, interpretação de texto, organização espacial, envolvendo professores de diversas disciplinas", ressalta a coordenadora pedagógica.

Para a aluna do 5º ano, Maria Regina, foi um prazer recitar o poesia Soneto-Oração de Miguel de Cervantes. Os alunos dessa série iniciam a participação no evento recitando versos. Só a partir de 6º ano que eles participam das peças teatrais.




Comentários


Nenhum comentário

Inserir comentário

Copyright 2011 - Colégio Oliveira Lima - Todos os Direitos Reservados
REFFER