Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2020
Pesquisa no site:

Artigos




30 anos sem PIAGET

Lauro H. Santos de Oliveira Lima (27/09/2010)

Em setembro de 1980 do dia 18 a 24, no Rio de Janeiro, o prof. Lauro de Oliveira Lima (pai) realizou o 1º Congresso Brasileiro Piagetiano, no Hotel Nacional Rio (Hoje o hotel está fechado) e na UERJ. O hotel Nacional Rio era o único lugar na época que poderia abraçar um evento de tamanha envergadura. O salão George Washington, para duas mil pessoas, estava preparado e dividido para alguns grandes cursos e refeitório,o salão Dom Pedro, para mil e quinhentas pessoas ficou reservado para a abertura e grandes conferências, na UERJ seriam os mini-cursos (no total de 16 para 100 pessoas cada um). Vieram de 14 países diferentes 18 conferencistas. O mundo estava representado por seguidores de Piaget da mais alta estirpe. O

próprio Piaget insistira em vir para prestigiar o evento, mas sua saúde frágil não permitiu que seus auxiliares mais próximos assim permitissem.

Qual não foi a nossa tristeza quando no dia 16 de setembro de 1980, dois dias antes do início do Congresso chega-nos a notícia do falecimento de Jean Piaget. A importância do congresso tornou-se ímpar, pois seriam, a partir daquela data, discípulos sem mestre.

Hoje, 30 anos depois, constatamos como ainda falta caminhar para que a educação entenda, pelo menos um pouco, as teorias do grande mestre. O Prof. Lauro (pai) não desistiu, nem desistirá nunca, pois quanto mais diminui sua atuação pessoal no quadro político educacional do País mais cresce a nossa vontade de não deixar nunca essa chama se extinguir.

Lauro H. Santos de Oliveira Lima




Comentários


Nenhum comentário

Inserir comentário

Copyright 2011 - Col�gio Oliveira Lima - Todos os Direitos Reservados
REFFER